segunda-feira, 21 de setembro de 2009

Clássicos Natura - Intuição Edição Limitada

Você pediu e os grandes sucessos estão de volta. A nova linha Clássicos Natura chegou para deixar a Perfumaria Natura ainda mais completa. São fragrâncias, em edição limitada, que se consagraram no passado e fizeram parte da vida e história de muitos brasileiros.

Para Saber mais sobre o projeto que tratá de volta os Clássicos Natura, acesse www.natura.net/oscarfreire

O BRASIL SOB O SEU PONTO DE VISTA


Em uma ação inédita, 500 mil brasileiros ajudaram a escolher o principal tema do próximo Relatório do Desenvolvimento Humano, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O documento, publicado todos os anos desde 1990, debate assuntos importantes para o crescimento sustentável do país.

Foi a primeira vez que cidadãos comuns tiveram a oportunidade de dizer o que pensam sobre os problemas que mais os afligem no dia a dia. E, com esse desabafo, influenciar a definição do assunto-chave do estudo.

O que precisa mudar no Brasil para a sua vida melhorar de verdade?
Essa foi a pergunta feita à sociedade na Campanha Brasil Ponto a Ponto.

O número de respostas foi surpreendente. O resultado só foi possível graças ao envolvimento de empresas parceiras como a Natura, que mobilizou colaboradores, sua força de vendas, Consultoras e consumidores para a importância de exporem o seu ponto de vista. Do total, cerca de 70 mil participações foram de Consultores e Consultoras Natura de todo o país.

A questão aberta, ou seja, sem alternativas pré-determinadas, deu espaço a opiniões espontâneas e verdadeiras, o que resultou em uma grata surpresa aos organizadores da pesquisa. “Permitir que as pessoas falassem o que quisessem possibilitou que elas fizessem relações de causa e efeito entre grandes temas, ligando, por exemplo, educação e violência”, diz Flávio Comim, economista do PNUD e coordenador do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano - Brasil.

O levantamento revelou que, por trás de todas as preocupações dos brasileiros, está um problema maior: para a construção de um país mais justo, é preciso resgatar os valores humanos.

E foi por isso que Valores foi o tema escolhido para o próximo Relatório do Desenvolvimento Humano, que deverá ser publicado em 2010 como um documento público, que poderá ser lido por qualquer cidadão. Entre os valores citados pelos participantes da consulta estão respeito, paz, compaixão, amor, honestidade, valor espiritual e consciência.

Está prevista ainda a realização de uma nova campanha, também com participação popular, desta vez instigando as pessoas sobre o que elas estão dispostas a fazer para as suas vidas e o Brasil melhorarem, ou seja, qual é o comprometimento de cada um para termos um país com mais valores.

Conheça abaixo os resultados da pesquisa.

Resultado Brasil
Temas setoriais: os problemas*

De cada resposta individual, foram extraídas as palavras-chave que indicavam a principal preocupação do pesquisado. Os temas mais citados foram:

•Educação: 18%
•Políticas Públicas: 14%
•Violência: 14%
•Emprego: 8%
•Saúde: 6%
•Meio Ambiente: 5%
•Política: 3%
•Justiça: 3%
•Infraestrutura: 2%
•Impostos: 1%
por Ana Paula Diniz/Folie Comunicação

Mais de 70 mil Consultoras Natura participaram da campanha BRASIL PONTO A PONTO e mostraram pontos importante para a construção de um país melhor.
por Ana Karla Rodrigues

Os 3 Temas mais citados pelas Consultoras:
•Políticas Públicas: 22,6%
•Valores: 16,3%
•Educação: 12,3%

Para saber mais e também para conferir o resultado completo da pesquisa, acese o site http://www.natura.net/

quarta-feira, 9 de setembro de 2009

Natura Ekos Açai

Viva sua natureza.
Os produtos da linha Natura Ekos unem a tradição popular ao uso sustentável de ativos da biodiversidade brasileira, despertando a consciência de que somos parte de uma só natureza e do quanto somos responsáveis por tudo aquilo que nos cerca. A linha Natura Ekos busca preservar e difundir nosso patrimônio ambiental, cultural e social, criando riquezas para todos. Imersos nos prazeres das águas e no despertar dos toques de cada banho, os produtos Natura Ekos, com extratos vegetais, óleos essenciais, cores da terra, texturas e fragrâncias da natureza, foram especialmente concebidos para proporcionar prazer e bem-estar.

segunda-feira, 7 de setembro de 2009

Natura Ekos

Viva sua natureza.
Os produtos da linha Natura Ekos unem a tradição popular ao uso sustentável de ativos da biodiversidade brasileira, despertando a consciência de que somos parte de uma só natureza e do quanto somos responsáveis por tudo aquilo que nos cerca. A linha Natura Ekos busca preservar e difundir nosso patrimônio ambiental, cultural e social, criando riquezas para todos. Imersos nos prazeres das águas e no despertar dos toques de cada banho, os produtos Natura Ekos, com extratos vegetais, óleos essenciais, cores da terra, texturas e fragrâncias da natureza, foram especialmente concebidos para proporcionar prazer e bem-estar.

domingo, 6 de setembro de 2009

Sacola Crer Para Ver

Juntos fazendo escola e construindo um mundo melhor.
Acreditamos que a educação de qualidade pode contribuir para a vida das pessoas e transformar o Brasil, por isso desenvolvemos o Programa Crer Para Ver. Esse programa investe em projetos que contribuem para a melhoria da educação pública no país por meio de recursos obtidos pela venda de seus produtos. Os projetos são voltados para Ensino Fundamental, Educação de Jovens e Adultos – EJA – e Educação Infantil e têm, desde 2006, a leitura como tema central.

Natura Chronos

O antissinais que não pára no tempo.
A linha natura chronos é a única linha de antissinais com ativos da biodiversidade brasileira em fórmulas específicas para cada fase da vida. Além dos produtos para o rosto, a linha traz também tratamento cosmético especial para o corpo, cuidando da mulher por inteiro.

Natura Kaiak

Sofisticação e cuidado com a natureza.As fragrâncias Natura combinam óleos essenciais exclusivos ao cuidado com o meio ambiente. Como nas melhores casas de perfumaria, nossos produtos também recebem atenção de uma perfumista exclusiva, Verônica Kato, que traz cuidado e sofisticação na elaboração das fragrâncias. Além disso, usamos em grande escala o álcool vegetal orgânico, que é cultivado de forma sustentável em solo preparado sem queimadas e sem o uso de agrotóxicos e adubos químicos.

sábado, 5 de setembro de 2009

O caminho de volta


Quando os portugueses chegaram por estas terras tupiniquins encontraram uma linda e exuberante mata, com uma rica biodiversidade, que, segundo a Lei da Mata Atlântica, possuía uma extensão original de 1.315.460 km2, passando por 17 Estados brasileiros.
Depois de várias atividades extrativistas e predatórias que marcaram a história da urbanização de nosso país, e com as principais cidades crescendo onde originariamente estava a Mata Atlântica, este importante bioma ocupa hoje apenas 102.012 km2 ou 7,91% de sua cobertura original.
Apesar de ocupar um território pequeno, a Mata Atlântica possui uma importância vital para o planeta. Tanto é que a ONG Conservação Internacional incluiu o bioma como um hotspot de conservação. “Hotspot significa ser uma região rica em biodiversidade e, ao mesmo tempo, alvo de grande ameaça de extinção. Por isso, precisamos dar atenção redobrada à Mata Atlântica para garantir a continuidade de um patrimônio que é de todos e que ainda guarda muitas riquezas a serem descobertas”, explica Márcia Hirota, diretora de Gestão do Conhecimento da ONG SOS Mata Atlântica.
Os desafios para a preservação deste nosso patrimônio são muitos. Como a Mata Atlântica está em uma área muito extensa, em cada região as ameaças são diferentes e mudam rapidamente. Mário Mantovani, diretor de Mobilização da SOS Mata Atlântica explica que há regiões em que o desmatamento ocorre para dar lugar a plantações e criações de gado. “Já em outras localidades, a rica biodiversidade dá lugar à construção de empreendimentos imobiliários, entre outros exemplos. A falta de fiscalização do poder público é outro ponto crucial para que o desmatamento aconteça e, por isso, é tão importante que a população esteja atenta, alertando seus governantes sobre a situação em cada local”, complementa Mantovani.
A Fundação SOS Mata Atlântica atua em prol de políticas públicas de preservação deste bioma há 23 anos, desenvolvendo vários programas. “Na parte política, comemoramos como importante vitória a sanção da Lei da Mata Atlântica. No engajamento da população, celebramos a marca de 200 mil filiados, que são pessoas físicas unidas à nossa causa. Temos, ainda, projetos na área de restauração florestal, como o ‘Florestas do Futuro’ e o ‘Clickarvore’, que já somam mais de 20 milhões de mudas de espécies nativas plantadas por nossos técnicos em áreas estratégicas para a restauração da Mata Atlântica. E o Programa de Voluntariado, com cerca de 2 mil pessoas mobilizadas”, relata o diretor da Fundação.
Você também pode contribuir
Há muitas formas individuais de preservar o pouco que resta de nossa Mata Atlântica. Segundo Mario Mantovani, a primeira delas é observar os nossos hábitos dentro de casa e tentar ser o mais sustentável possível, utilizando menos recursos naturais, como água, luz e gás, entre outros, tornando-se um consumidor mais consciente do impacto de nossos atos e hábitos sobre o meio ambiente.
Outro passo importante é conhecer o local onde vivemos, pesquisar sobre os remanescentes florestais da região, conhecer a situação do rio que abastece a cidade e procurar envolver-se com instituições locais ou nacionais para fortalecer a luta pela proteção dessas áreas. “Quem preferir também pode colaborar financeiramente, doando recursos para as instituições que trabalham nesta área ou até mesmo comprando produtos ligados a elas”, complementa o diretor de mobilização da SOS Mata Atlântica.
Parcerias verdes
A SOS Mata Atlântica e a Natura mantêm um relacionamento próximo há muito tempo. E, agora, esse alinhamento de ideais concretizou-se na realização do projeto “A Mata Atlântica é Aqui - Exposição Itinerante do Cidadão Atuante”, que tem a Natura como um de seus patrocinadores principais.
A exposição foi montada em um caminhão, totalmente adaptado pela Fundação SOS Mata Atlântica, com palco para manifestações artísticas de temática socioambiental, atividades lúdicas, mobilizações, concursos e exposições para sensibilizar o público sobre a conservação ambiental.
A mostra itinerante deverá percorrer 7 estados, num total de 40 cidades (veja a programação completa em www.sosma.org.br/blog). “Queremos mostrar as diversas iniciativas espalhadas pelo país em prol da conservação deste bioma, mas, principalmente, provar que todos, em qualquer lugar, podem ajudar neste processo, reconhecendo que a Mata Atlântica é aqui, onde nós vivemos”, conta Nádia Aun, coordenadora do projeto.
Quem visita a exposição pode disseminar os conhecimentos que adquiriu e levar a educação ambiental para mais pessoas, como fez a consultora Natura Maria Aparecida Catelli. “Cada um que aprende aqui deve ir para casa e alertar seus familiares e seus clientes sobre a importância de proteger o que restou da mata”, diz.
Na exposição, os participantes poderão desfrutar do Túnel dos Sentidos, por onde se passa com os olhos vendados para resgatar as relações com os cheiros, sons e texturas da floresta. O Jogo da Cidadania e o Jogo da Memória, com espécies da Mata Atlântica, são outras atividades que fazem parte da programação. “É urgente compreender que vivemos na Mata Atlântica. A água que utilizamos, o ar que respiramos e o clima regulado que usufruímos são propiciados pela floresta. Por isso, é imprescindível conservar o que sobrou da Mata Atlântica e promover esforços para a sua recuperação”, finaliza Nádia.
Para saber mais sobre a Mata Atlântica, acesse: www.sosma.org.br

um mundo melhor


Reciclar para transformar

Você sabia que cerca de 30% de todo o lixo que produzimos é composto por materiais recicláveis, como papel, embalagens, vidro, plástico e latas de alumínio? Separar esses itens do nosso lixo comum é algo que não exige muito tempo nem habilidade, mas traz inúmeras vantagens para o meio ambiente, a economia e a sociedade no geral. E pode viabilizar um futuro mais saudável às futuras gerações.

O processo de reciclagem ajuda a reduzir a poluição ambiental e o volume do lixo que vai para os aterros sanitários, diminuindo, inclusive, o custo de coleta pública. Com o dinheiro economizado pelo governo, sobra mais verba para outros investimentos importantes, como saúde e educação.

Além disso, a reciclagem possibilita que materiais, antes considerados “vilões da natureza”, como o plástico, por exemplo, que demora mais de 100 anos para se decompor no meio ambiente, ganhem uma segunda vida quando convertidos em novos produtos. É o caso da garrafa PET que, ao ser transformada em fibras, dá forma a sapatos e roupas ecologicamente corretos.

Juntam-se aos ganhos ambientais e econômicos os benefícios sociais da reciclagem. Isso acontece porque os materiais recicláveis são encaminhados para centros de triagem de cooperativas de catadores, que ganham mais oportunidades de trabalho e uma alternativa de renda familiar, sem precisar perambular pelas ruas vasculhando lixos.

Nossa colaboração

Desde 2007, o Projeto Reciclagem de Produtos Natura incentiva nossas Consultoras a cuidar do meio ambiente e contribuir para a inclusão social de quem vive da coleta do lixo reciclável. Ele já conta com o envolvimento de mais de 13,5 mil Consultoras em Recife (PE) e algumas regiões de São Paulo (capital e interior) e vem sendo ampliado cada vez mais.

Nos locais onde o projeto já existe, nossas Consultoras recolhem voluntariamente as embalagens vazias dos produtos Natura de seus clientes, separam as suas próprias embalagens, revistas antigas e caixas de produtos, e as entregam para as transportadoras locais, que também atuam de forma voluntária.

Essas transportadoras encaminham o material às cooperativas de catadores parceiras, que pesam, separam, descaracterizam e vendem os materiais para a indústria de reciclagem. Ou seja, o que antes era lixo se transforma em geração de renda para muitas famílias e desenvolvimento social para todos os envolvidos.

Veja o resultado do projeto em pouco mais de 2 anos de existência (até dezembro de 2008):

•210 mil quilos de material arrecadado e doado para as cooperativas parceiras
•70% de papel e papelão
•13.608 Consultoras participantes
•110 entregadores das transportadoras parceiras envolvidos
Você também pode fazer a diferença!

Separar o lixo e encaminhá-lo para reciclagem é uma importante contribuição para melhorar o futuro do planeta. Mas há também outros hábitos de consumo consciente. Confira algumas sugestões:

•Doe roupas, brinquedos, livros e outros objetos que não têm mais utilidade para você, mas que podem ser úteis para outras pessoas.
•Compacte o lixo antes de separá-lo para a reciclagem. Amasse latinhas de alumínio, garrafas plásticas e outros tipos de lixo para que eles ocupem menos espaço.
•Recuse o excesso de embalagens no comércio.
•Compre somente a quantidade de produtos que irá consumir.
•No escritório, use apenas um copo de plástico por dia ou leve sua caneca de casa.
•Prefira consertar a substituir objetos.
•Leve uma sacola reutilizável às compras, para reduzir o uso de sacolas descartáveis que causam danos ao meio ambiente.
•Faça blocos com papel de rascunho e use sempre os dois lados da folha.
Para saber mais:

www.movimentodoscatadores.org.br
www.cempre.org.br
www.akatu.org.br

Parabéns para você: Natura faz 40 anos e divide a festa com jornalistas



Uma das coisas mais bacanas de se ir aos eventos de beleza não é ganhar produtos (apesar de ser uma delícia poder testá-los, é claro), mas sim ter a oportunidade de ouvir histórias – das tecnologias desenvolvidas para a utilização nos cosméticos, dos bastidores do lançamento, do background da marca. Assim, a última sexta-feira foi um prato cheio para quem, como eu, se alimenta delas. Nesse dia a Natura abriu sua fábrica para receber os jornalistas e comemorar os exatos 40 anos da marca – seu registro é de 28 de agosto de 1969.



A manhã estava luminosa, o calor voltou para esquentar os ânimos e foi nesse astral elevado que o queridíssimo Luiz Seabra – fundador da empresa e mix de empresário, poeta e filósofo – trouxe suas memórias à baila. Entre elas, a da véspera da inauguração da primeira loja (sim, a Natura começou com loja própria, foi depois que centralizou suas operações na venda porta-a-porta). Ele e seu sócio passaram o dia tirando espinhos das rosas brancas que distribuiriam horas depois para quem passasse pela porta do local, que ficava na Rua Oscar Freire, em São Paulo.



No final da apresentação, que ainda contou com os depoimentos do presidente Alessandro Carlucci e da diretora Denise Figueiredo (que falou sobre uma deliciosa novidade que você vai conhecer no próximo post), Luiz propôs um brinde e então surpreendeu todo mundo ao repetir a iniciativa de quatro décadas atrás e sair distribuindo flores para quem estava presente. Com elas, entregou também uma réplica do cartão entregue na época – com um texto delicado que apresentava a grife para seus potenciais consumidores. Um grand finale para um evento que mexeu com as lembranças e as emoções de quem compareceu a ele.

Fotos: Maria Cecília Prado

sexta-feira, 4 de setembro de 2009

Parceria Natura e Senac - Grade de aulas de setembro

Conheça a grade de aula de setembro dos cursos avançados oferecidos pela parceria Natura e Senac


Com a realização da parceria Natura e Senac você terá a oportunidade de participar de treinamentos exclusivos para o seu desenvolvimento profissional.

Aproveite, escolha a melhor data e faça a sua inscrição




Os cursos serão realizados nas seguintes unidades do Senac:

9 de Julho - tel: 11 2182-6900
Osasco - tel: 11 2164-9877
Santo André - tel: 11 2842-8300

Ponha-se em movimento. Mas, antes, assista a campanha de Kaiak no intervalo do Fantástico

O que move você? Acompanhe, a partir de 30/08 no intervalo do Fantástico a nova campanha de Kaiak


Só vale ficar parado se for para assistir a nova campanha de Kaiak neste domingo, dia 30/08, no intervalo do Fantástico. Depois dos 30 segundos de propaganda: Mexa-se. É este o espírito da nova campanha de mídia e também da fragrância, que inspira agilidade: seja para superar distâncias ou a própria preguiça.

E é com a expectativa de incentivar as pessoas a colocarem-se em movimento que vamos invadir a mídia, com vinhetas e filmes de 15 segundos nos intervalos da novela "Caminho das Índias" e em tv paga nas programações dos canais: ESPN, Fox, Globonews, Telecine, Sportv e TNT. Em mídia impressa marcaremos presença com anúncios de página dupla de Kaiak Masculino e Kaiak Aventura nas revistas: Veja, Quatro Rodas, Superinteressante, Você S/A, Exame, VIP, Men's Health, Época, Galileu, Auto Esporte, Rolling Stone, Viagem e Turismo e Próxima Viagem. Confira também o encarte especial na revista TRIP em todas as edições de setembro a dezembro!

O hotsite da marca www.naturakaiak.net traz o espírito de movimento na Internet e apresenta uma super inovação em realidade aumentada! Acesse e confira a nova embalagem de Kaiak na palma da sua mão! Estaremos presentes com ações e projetos especiais nos portais: MSN,Terra, Globo.com, ESPN Brasil, Webmotors, Auto Esporte e Trip, além dos buscadores Google e Yahoo! O filme de Kaiak também poderá ser assistido e comentado no Canal de Filmes da Natura no Youtube (http://www.youtube.com/naturabemestarbem).

E então, a partir de agora: "o que move você?"

quinta-feira, 3 de setembro de 2009

O Espaço Cabelos chega no Encontro a partir do ciclo 11

Natura Plant traz uma nova ferramenta para informar e educar sobre a categoria Cabelos dentro do Encontro Natura: o Espaço Cabelos.

Compareça no Encontro Natura e descubra a cada ciclo um novo vídeo com dicas de produto e negócio, com as recomendações de consultoras Natura Cabeleireiras.

Nosso especialista Federico esclarecerá também alguns mitos e verdades sobre cabelos. Assim você ganha mais segurança e argumento para suas vendas!

Assista em avant-premiere o vídeo que será divulgado no primeiro Espaço Cabelos.

Participação Especial Natura na Casa Cor Campinas!