segunda-feira, 21 de setembro de 2009

O BRASIL SOB O SEU PONTO DE VISTA


Em uma ação inédita, 500 mil brasileiros ajudaram a escolher o principal tema do próximo Relatório do Desenvolvimento Humano, elaborado pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). O documento, publicado todos os anos desde 1990, debate assuntos importantes para o crescimento sustentável do país.

Foi a primeira vez que cidadãos comuns tiveram a oportunidade de dizer o que pensam sobre os problemas que mais os afligem no dia a dia. E, com esse desabafo, influenciar a definição do assunto-chave do estudo.

O que precisa mudar no Brasil para a sua vida melhorar de verdade?
Essa foi a pergunta feita à sociedade na Campanha Brasil Ponto a Ponto.

O número de respostas foi surpreendente. O resultado só foi possível graças ao envolvimento de empresas parceiras como a Natura, que mobilizou colaboradores, sua força de vendas, Consultoras e consumidores para a importância de exporem o seu ponto de vista. Do total, cerca de 70 mil participações foram de Consultores e Consultoras Natura de todo o país.

A questão aberta, ou seja, sem alternativas pré-determinadas, deu espaço a opiniões espontâneas e verdadeiras, o que resultou em uma grata surpresa aos organizadores da pesquisa. “Permitir que as pessoas falassem o que quisessem possibilitou que elas fizessem relações de causa e efeito entre grandes temas, ligando, por exemplo, educação e violência”, diz Flávio Comim, economista do PNUD e coordenador do Relatório Nacional de Desenvolvimento Humano - Brasil.

O levantamento revelou que, por trás de todas as preocupações dos brasileiros, está um problema maior: para a construção de um país mais justo, é preciso resgatar os valores humanos.

E foi por isso que Valores foi o tema escolhido para o próximo Relatório do Desenvolvimento Humano, que deverá ser publicado em 2010 como um documento público, que poderá ser lido por qualquer cidadão. Entre os valores citados pelos participantes da consulta estão respeito, paz, compaixão, amor, honestidade, valor espiritual e consciência.

Está prevista ainda a realização de uma nova campanha, também com participação popular, desta vez instigando as pessoas sobre o que elas estão dispostas a fazer para as suas vidas e o Brasil melhorarem, ou seja, qual é o comprometimento de cada um para termos um país com mais valores.

Conheça abaixo os resultados da pesquisa.

Resultado Brasil
Temas setoriais: os problemas*

De cada resposta individual, foram extraídas as palavras-chave que indicavam a principal preocupação do pesquisado. Os temas mais citados foram:

•Educação: 18%
•Políticas Públicas: 14%
•Violência: 14%
•Emprego: 8%
•Saúde: 6%
•Meio Ambiente: 5%
•Política: 3%
•Justiça: 3%
•Infraestrutura: 2%
•Impostos: 1%
por Ana Paula Diniz/Folie Comunicação

Mais de 70 mil Consultoras Natura participaram da campanha BRASIL PONTO A PONTO e mostraram pontos importante para a construção de um país melhor.
por Ana Karla Rodrigues

Os 3 Temas mais citados pelas Consultoras:
•Políticas Públicas: 22,6%
•Valores: 16,3%
•Educação: 12,3%

Para saber mais e também para conferir o resultado completo da pesquisa, acese o site http://www.natura.net/

Nenhum comentário:

Postar um comentário